bar casamento na praia
bar casamento na praia

Dita Birita Bar

Sustentabilidade nos Eventos: Muito Além do Copo

Quando se fala em sustentabilidade nos eventos, muita gente pensa em evitar plástico ou escolher ingredientes orgânicos. Mas, na prática, a sustentabilidade vai muito além. No mercado de casamentos, existe um ponto que raramente é discutido: a sustentabilidade das relações entre clientes e fornecedores.

O problema do mercado: relações descartáveis e comissionamentos.

Hoje, neste mercado, algumas indicações de fornecedores acontecem por comissionamento, sem que o casal tenha, de fato, acesso às melhores opções para o seu evento. Isso cria um ciclo insustentável: bons fornecedores, que investem na qualidade real do serviço, acabam sendo preteridos por quem apenas paga para estar ali e isso também ocorre em alguns portais. Onde fornecedores pagam para ter visibilidade.

A Dita Birita é contra esse modelo de comissionamento. Acreditamos que o casal deve escolher seus fornecedores por identificação, competência, transparência e entrega, e não por acordos financeiros nos bastidores. Felizmente, ao longo dos anos, conseguimos conquistar espaço no mercado de luxo na região da Ilhabela – SP, ao lado de assessorias que visam sempre o melhor para os seus clientes, esses que exigem nível máximo de excelência e expertise.

Outro ponto crítico acontece no atendimento. O casal solicita um orçamento, o fornecedor responde com atenção, tira dúvidas, apresenta sua proposta e, na maioria das vezes, não recebe nenhum retorno. Faz follow up e nada. Já imaginou como seria mais respeitoso (e sustentável) responder com um simples “obrigado, mas escolhemos outro fornecedor” ou “o orçamento ficou acima do que podemos investir no momento”? Pequenos gestos fazem toda a diferença.

A força do fornecedor local e a sustentabilidade real

O mercado de eventos está amadurecendo e, com isso, as assessorias de fora têm cada vez mais segurança em contratar fornecedores locais. E faz sentido: importar serviços impacta diretamente na logística, gera mais custos e não contribui para o desenvolvimento da região.

Mas é preciso atenção. Fomentar a economia local não significa contratar qualquer fornecedor só porque ele é da cidade. Antes de fechar negócio, é essencial investigar: essa empresa tem identidade própria? Tem expertise real? Ou apenas replica modelos sem autenticidade?

Buscar fornecedores que pensam fora da caixa, que criam experiências únicas e que sustentam seu negócio com base na transparência e na entrega real faz toda a diferença. E para evitar surpresas desagradáveis, vale conversar com assessores, ex-noivos e outros fornecedores para entender o histórico da empresa antes de fechar contrato.

Quando há fornecedores locais realmente preparados, os benefícios são enormes:

– geração de empregos diretos e indiretos para moradores da região

– fomento da economia local sem abrir mão da qualidade

– valorização de produtos locais: um compromisso exclusivo da Dita Birita.

A Dita Birita, valoriza o que é produzido na região, e essa é uma prática exclusiva da operação deles. O principal produto usado por eles é o Gin Single Fin, gin premium, produzido na Barra do Sahy. Atualmente a Dita Birita é o maior consumidor desse gin em todo o litoral norte de SP, e isso se deve muito a forma como os casais idealizam um casamento com o menor impacto possível sem esquecer obviamente da qualidade.

Além disso, as garrafas são recicladas e reaproveitadas em parceria com empresas de decoração da Ilhabela, reduzindo o impacto ambiental dos eventos e incentivando um ciclo de consumo mais responsável.

O impacto dos resíduos: para onde vai o que sobra do seu casamento?

Você já parou para pensar quantos quilos de resíduos orgânicos e recicláveis um evento produz? O que acontece com todo esse material depois que a festa acaba?

Muitas vezes, o destino é simplesmente o lixo comum, sem separação e sem um plano adequado de descarte. Mas isso não precisa ser assim. Hoje, já existem formas responsáveis de gerenciar esses resíduos:

– Orgânicos podem ser compostados, reduzindo drasticamente o impacto ambiental.

– Recicláveis, se devidamente separados, podem ser encaminhados para cooperativas locais.

Na Dita Birita, levam esse compromisso a sério e investem ativamente em práticas sustentáveis. Em 2024, investiram na compostagem de 1,5 toneladas de resíduos orgânicos gerados nos eventos que atenderam. Esse processo não é feito por eles diretamente, mas garantem que todo esse material tenha a destinação correta através de empresas especializadas. Pequenas escolhas fazem grandes diferenças. É por isso que a Dita escolheu o lema “Ser a mudança que você quer ver no mundo” – Mahatma Gandhi.

bar casamento na praia
Localização

Ilhabela - SP

Instagram

@ditabirita